terça-feira, 12 de outubro de 2010

Projetos : Brinquedo e Brincadeiras

Público alvo: alunos do Berçario, Maternal 1, Maternal 2, Etapa 1 e Etapa2 
JUSTIFICATIVA:
Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda.
OBJETIVOS GERAIS
  1. Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais.
  2. Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICO
  1. Aumentar o repertório de brincadeiras infantis;
  2. Participar de situações de socialização;
  3. Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
  4. Registrar de diferentes formas o brincar.
MOVIMENTO
Objetivo:
  • Desenvolver a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
  • Aprender a brincar respeitando regras e limites.
Conteúdos conceituais:
  • Velocidade, direção, equilíbrio, orientação espacal e temporal, expressão corporal, agilidade, percepção; regras, flexibilidade, coordenação, atenção, lateralidade, locomoção.
Conteúdos procedimentais:
  • Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
  • Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras.
  • Brincadeiras  com diversos materiais: bola, bambolês, corda, sucatas
  • Brincadeiras de faz de conta (jogo simbólico);
  • Brincadeiras de percurso, tabuleiro, ludo gigante;
  • Brincadeiras tradicionais – corrida do saco, corrida de ovos, pescaria, arremesso de bolas, boca do palhaço,  etc;
  • Gincana;
  • Brincar espontaneamente.
Conteúdos atitudinais: Interação, participação, autoestima, respeito
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo:
  • Resgatar a cultura lúdica e tradições diversas com brincadeiras tradicionais e costumes que passam de geração a geração.
  • Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
  • Participar de diversas situações de intercambio social.
  • Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade e socialização, mantendo viva as tradições e a cultura dos povos traduzidos nos brinquedos e nas brincadeiras populares.
Conteúdos conceituais:
  • História dos brinquedos;
  • Brinquedos e brincadeiras dos pais;
  • Brinquedos da zona rural e zona urbana;
  • Brinquedos e brincadeiras de outras regiões, de outras comunidades (indígenas).
  • Brinquedos artesanais e brinquedos produzidos por industrias;
  • Brincadeiras de todos os tempos;
  • Brincadeiras tradicionais;
  • Linha do tempo;
  • Parque de diversões (Exposição);
  • Cultura brasileira.
Conteúdos procedimentais:
  • Visitar uma fábrica de brinquedos (Para realmente entender como funciona e como são produzidos os brinquedos);
  • Visitar uma loja de brinquedos;
  • Mostrar através de figuras ou painéis como eram as cidades antes e como estão hoje.
  • Pesquisa com os pais de brincadeiras e brinquedos que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
  • Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
  • Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.;
  • Criar um mascote de pelúcia por turma;
  • Montagem de uma brinquedoteca.
  • Dia do Brinquedo.
  • Brincar e dividir o brinquedo com outras turmas
Conteúdos atitudinais: socialização, interesse, compartilhar descobertas.
MUSICA
Objetivos:
  • Ampliar a comunicação e expressão através de músicas e de jogos orais.
  • Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros.
  • Criar e inventar outras cantigas de roda.
Conteúdos conceituais:
  • Som, ritmos;
  • Percepção;
  • Produção musical;
  • Interpretação;
  • Cantigas de Roda.
Conteúdos procedimentais:
  • Brincadeiras cantadas – Se eu fosse um peixinho, Tororó, Passa –passa cavaleiro, Eu sou pobre pobre, Ciranda cirandinha, A canoa virou, Terezinha de Jesus, O cravo brigou com a rosa, Tango-Tango,, Carangueijo não é peixe, Escravos de Jó e outras;
  • Confecção de instrumentos musicais com sucata;
  • Karaokê;
  • Paródias, rimas;
  • Gestos, mímicas;
  • Concurso de dança;
  • Músicas ouvidas e cantadas (anexo 1);
  • Brincadeira Dicionário musical: escolhe-se algumas músicas, conhecida das crianças, uma uma as músicas são tocadas e se faz uma parada a criança deverá continuar cantando a música onde esta parou.
  • Organizar um pequeno livro com as cantigas de roda com as letras e ilustradas pelas crianças;
  • Confeccção de cartazes com as músicas tradicionais.
Conteúdos Atitudinais: apreciação, sensibilidade, imaginação, criação
ARTES
Objetivos:
  • Estimular a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo o pensamento, a criatividade a imaginação a percepção.
  • Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
  • Realizar trabalhos criativos e interessantes.
Conteúdos conceituais:
  • Linha, forma, cor, textura, espessura;
  • Obras de arte – Portinari (Meninos pulando carniça (1957), Moleques pulando sela (1958) , Gruegel (Brincadeira sem fim), Roda (Milton da Costa) -  Anexo2
  • Percepção visual
Conteúdos procedimentais:
  • Confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis (bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, bola de meia e outros.).
  • Confecção de brinquedos com a colaboração de um pai voluntário (pipa, capucheta, ioiô, pé-de-lata, confecção de bonecas,  etc)
  • Brincar com brinquedos de sua própria construção;
  • Oficinas de brincadeiras;
  • Construção de maquetes;
·         Apreciação, releitura de obras de arte.
·         Exploração de pinturas com perguntas como: “ Que cores aparecem mais em cada obra”, “ Como são as crianças representadas em cada pintura”, “De qual pintura mais gostaram”,  “Por que?” “Conhecem essa brincadeira?”
·         Realizar as brincadeiras que encontrar nas obras de arte;
·         Brincadeiras com sombras – formas de bichinhos com as mãos, um tenta pisar na sombra do outro; também pode usar o retroprojetor para fazer atividades com sombras – teatro de sombras na sala de aula;
·         Brincadeiras Bolha de sabão coloridas – papel na parede (pardo) acertar as bolhas coloridas para pintar a mesma formando desenhos.
·         Confecção de um quadro (tela) Brinquedo  ou brincadeira preferido;
·         Produção de massinha de modelar;
·         Confecção de cartazes com os jogos, brincadeiras que as crianças conhecem;
·         Vestir as roupinhas nos bonequinhos (xerografados);
·         Desenhar os brinquedos que há na sua escola.
Conteúdos atitudinais: Olhar estético, gosto pelas artes, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:
  • Desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através de brincadeiras e jogos orais;
  • Criar situações lúdicas de aprendizagem significativa em relação aos brinquedos e brincadeiras populares.
  • Estimular a oralidade para conversar e brincar.
Conteúdos conceituais:
  • Alfabeto das brincadeiras;
  • Nome dos brinquedos e brincadeiras;
  • Comunicação verbal e oral
  • Identidade;
  • Nomes de brincadeiras diferentes dependendo da região em que vive.
  • Brincadeiras cantadas;
  • Textos informativos e instrucionais (regras)
Conteúdos procedimentais:
  • Conversas informais – rodinha de conversa (sobre a invenção dos brinquedos e sua utilização);
  • Panfletos – anúncios – brinquedos que gostaria de ter;
  • Lista de brinquedos e brincadeiras preferidos pelos pais e alunos – No meu tempo de criança ...;
  • Letras de cantigas de roda;
  • Parlendas;
  • Histórias, dramatizações;
  • Declamação de poesias – O saco de brinquedos (Carlos Urbim), A boneca (Olavo Bilac)
  • Sacolinha surpresa com brinquedos (cada semana uma criança é responsável por trazer um brinquedo e as demais deverão adivinhar através das pistas);
  • Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo).
  • Assistir os DVDs Toy Store 1 e 2, A loja Mágica de Brinquedos e outros.
  • Construção de livro de brinquedos coletivo ou individual;
  • Construção de livro de brincadeiras coletivo ou individual;
  • Coletânea de jogos e brincadeiras com as regras e ilustrações realizadas individualmente.
  • Bilhete – Cole o bilhete (folha sulfite) que levou para casa comunicando o dia do brinquedo. (portador de texto)
Conteúdos atitudinais: O gosto e o prazer pela leitura e escrita; interação e cumplicidade com o mundo da leitura e escrita, cooperação.
MATEMÁTICA
Objetivos:
  • Desenvolver o raciocínio lógico, respeitando a etapa do desenvolvimento individual de cada criança.
  • Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações problema;
  • Identificar as noções de tempo (dia, semana, mês, ano, ontem, hoje amanhã);
  • Analisar, interpretar e construir gráficos e tabelas.
Conteúdos conceituais:
  • Números e sua função social;
  • Espaço e forma;
  • Grandezas e medidas;
  • Formas geométricas;
  • Classificação, comparação e seriação.
Conteúdos procedimentais:
  • Brincadeira dos números vizinhos (sucessor e antecessor);
  • Brincadeira de pesca com peixinhos numerados;
  • Sequencia numérica através de brincadeiras como Amarelinha, Caracol, Senhor rato está? e outros;
  • Montagem de gráficos a partir de determinada situação ou contexto trabalhado em sala de aula.
  • Exploração de diferentes procedimentos para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo etc)
  • Confecção de jogo da memória, bingo, dominó dos números e quantidades, boliche, quebra-cabeça, jogo das argolas, jogo de palitos (churrasco);
  • Classificar os brinquedos por tamanho, tipo de brinquedo etc.
  • Organização de album de figurinhas, coleções;
  • Comparação de brinquedos antigos e brinquedos modernos;
  • Formar figuras geométricas com a brincadeira do elástico
  • Brincadeira Quente-frio com brinquedos.
Conteúdos atitudinais: Vivência, exploração, interesse.
RECURSOS:
  • Papéis coloridos diversos, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis; telas; tesoura, colas, linhas, lãs, barbantes, materiais recicláveis, CDs, DVs, computador; fantoches, maquiagens diversas, materiais pedagógicos, cartazes, gravuras ilustradas; livros de histórias, gibis, retroprojetor, panfletos, fantasias, brinquedos.
AVALIAÇÃO:
  • Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto a incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
CULMINÂNCIA:
  • Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças;
  • Exposição de fotos;
  • Arrecadação de brinquedos para a festa junina.
  • Arrecadação de brinquedos em bom estado para serem doados em outubro (dia das crianças).
  • Dia do brinquedo ou brincadeira com o responsável.


“Há em nossa alma cansada, mesmo sendo a vida atroz, criança eterna e levada que brinca dentro de nós.”
(Alberto F. Bastos)

2 comentários: