terça-feira, 12 de outubro de 2010

JOGOS E BRINCADEIRAS

CAIXA DE SENSAÇOES: O professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.
CAMINHO COLORIDO: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes. Atividades que desenvolvem a psicomotricidade.
TOCA DO COELHO: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
DE ONDE VEM O CHEIRO? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
DENTRO E FORA: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.
ARREMESSO: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.
PNEUS: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
QUE SOM É ESSE? Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
CAIXA SURPRESA: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.
PEGA-PEGA DIFERENTE: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.
PEGA-BANDEIRA: Também conhecido como pique-bandeira, este jogo deve ser realizado em uma quadra ou campo de futebol. Formam-se dois times de, no mínimo, quatro crianças cada. Cada time terá uma bandeira de uma determinada cor, que deverá ser colocada na área do gol - um cabo de vassoura com um pano amarrado na ponta pode muito bem substituir a bandeira. O jogo começa com cada time na metade da quadra ,oposta a que está a sua bandeira. O objetivo é recuperar a bandeira de sua equipe.
Quando alguém invade o campo do "inimigo", cruzando a linha do meio da quadra, o adversário pode tocá-lo. Se isso acontecer, ele deverá ficar paralisado até que um colega de seu próprio time encoste nele novamente, liberando-o. Se ele conseguir chegar à área onde está a sua bandeira, o adversário não pode tocá-lo até que ele saia da área. Ganha aquele que conseguir levar a bandeira de volta, passando do meio da quadra. Se, na tentativa da volta, o adversário encostar nele, a bandeira volta pro lugar.
BAMBOLÊ: Este jogo tem o mesmo princípio da folclórica dança das cadeiras. Coloque alguns bambolês espalhados pelo chão, em uma área grande.
Deverá haver um bambolê a menos em relação ao número de crianças participando. Cada criança deverá iniciar o jogo sentada dentro de um bambolê, exceto uma, que ficará fora. Esta dará o sinal para o início do jogo e todas as crianças deverão correr em direção a outro bambolê, e sentar-se dentro dele. A criança que sobrar, sai da brincadeira e então o jogo recomeça, com um bambolê a menos, até restar um vencedor.
PEGA – RABO: Providencie pedaços de pano ou fita de duas cores diferentes, em número correspondente ao de crianças que irão participar. Divida as crianças em dois grupos. Cada uma deverá receber um pedaço de pano ou fita da cor correspondente ao seu time e colocá-lo preso sob o elástico de sua calça ou short, como se fosse um rabo. Quando alguém der o sinal, as crianças deverão pegar o rabo dos adversários, sem tocar neles e muito menos segurá-los à força. Vence quem conseguir pegar todos os rabos da outra equipe. JOGOS DASBOLAS NA PISCINA: Junte quantas bolas puder, de vôlei, de tênis, de plástico, vale qualquer uma. Jogue todas na piscina! Divida a garotada em dois times. Cada um fica em uma metade da piscina. Quando alguém falar "já", cada time terá que jogar as bolas para o lado dos adversários. Vence o time que, ao final, tiver menos bolas em sua parte da piscina. É um jogo cansativo, por isso não deve prolongar-se muito. Não é indicado para crianças pequenas, que poderão engolir água.
VOLÊI DO ALFABETO: Primeiro, é escolhido um tema, por exemplo: frutas. Em seguida, as crianças formam um círculo e jogam vôlei. A cada toque, deverão ir falando as letras do alfabeto. Quem deixar a bola cair, deverá falar o nome de uma fruta que comece com a letra correspondente. Se a criança deixou a bola cair na letra "m", poderá falar melão, melancia ou mamão, por exemplo. Em seguida, retoma-se o jogo de vôlei, a partir da letra seguinte, neste caso o "n".
REBATIDA: Para jogar rebatida são necessários um gol, uma bola e duas duplas. Primeiro sorteia-se qual dupla começará atacando. A dupla que for atacar coloca a bola na marca do pênalti, enquanto a dupla que estiver defendendo posiciona-se na linha do gol (isso mesmo, os dois ficam no gol).
O atacante bate o pênalti e, se fizer o gol, soma um ponto para a sua dupla. Se um dos defensores agarrar a bola ou a bola for para fora, é ponto da defesa. Caso um dos defensores defenda a bola com as mãos, com os pés ou caso a bola rebata em uma das traves, a brincadeira muda.
Quando isso acontecer, a bola estará em jogo e os dois atacantes têm que tentar fazer o gol, enquanto um dos defensores assume o papel de goleiro e o outro de zagueiro - isso deve estar combinado antes. Se o time atacante fizer o gol, somará pontos de acordo com o lugar onde bola havia rebatido: rebatida por um dos defensores, 2 pontos; rebatida em uma das traves laterais, 3 pontos; rebatida no travessão, 4 pontos; rebatida no ângulo entre as traves, 5 pontos. Cada dupla tem direito a 6 chutes (3 de cada jogador). Ganha a dupla que fizer mais pontos.

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